BREVE DESCRIÇÃO DOS EXAMES

A videolaringoscopia é um exame de imagem que objetiva avaliar a faringe e a laringe, em especial as cordas vocais. É realizado com um laringoscópio acoplado à uma câmera de video. O paciente fica sentado, aplica-se pequena quantidade de anestésico em spray na garganta em alguns casos, e é solicitado para o paciente emitir algumas vogais. Esta indicado principalmente para avaliar problemas de voz (disfonia, rouquidão),sinais indiretos de doenças do esôfago, bem como outras doenças que afetam essa região como inflamações e eventualmente tumores.

A videolaringoestroboscopia é muito semelhante à videolaringoscopia, entretanto o sistema de iluminação gera uma luz estroboscópica, que permite avaliar com muito mais detalhes o movimento das cordas vocais, tornando assim o diagnóstico das lesões das mesmas (por exemplo cistos, sulcos, pólipos e nódulos de pregas vocais) muito mais apurado. As informações obtidas pela videolaringoestroboscopia permitem diagnosticar as doenças laríngeas com mais precisão, tornando assim o tratamento mais específico.

Também é um exame de imagem, realizado com diversas modalidades de ópticas rígidas e também composto por um feixe de fibras ópticas flexíveis, de 3,2 até 4,0mm.Pode ser feito em todas as idades, em geral apenas com aplicação de algumas gotas de vasoconstritor nasal, com ou sem anestésicos tópicos. Está indicado para estudo da cavidade nasal, faringe e laringe, para auxiliar no diagnóstico de doenças como desvio de septo, hipertrofia de cornetos, rinites, sinusites, hiperplasia das adenoides, doenças da faringe e também da laringe, entre outros.

O exame de Polissonografia é o método diagnóstico para distúrbios do sono, como Síndrome da Apneía Hipopnéia do Sono,Ronco, Insônia e Sonambulismo. Esta técnica consiste no registro simultâneo de variáveis fisiológicas durante uma noite e é através desses registros que permitem a precisão no diagnóstico e no tratamento do paciente.A polissonografia se constitui dos seguintes registros:
– Eletroencefalograma;
– Eletro-oculograma (EOG);
– Eletromiograma (EMG) de alguns grupos musculares (região mentoniana e submentoniana, músculo tibial anterior, masseter);
– Eletrocardiograma;
– Fluxo aéreo (nasal e oral);
– Esforço respiratório (torácico e abdominal);
– Oximetria (saturação de oxihemoglobina);
– Som traqueal;
– Posição corporal.

A audiometria é um exame que visa avaliar a capacidade auditiva do indivíduo. O exame é realizado em uma cabine acústica confortável, onde o fonoaudiólogo fornece sons de baixa intensidade, através de fones de ouvido, testando assim a acuidade auditiva do paciente.

A Impedanciometria, ou imitanciometria, é um exame complementar realizado através de um pequeno “plug” de silicone colocado na parte externa do conduto auditivo do paciente e, através da emissão de alguns sons e de pressão de ar, são testados alguns aspectos do funcionamento da orelha e da tuba auditiva (reflexos estapedianos e complacência timpânica)
A imitanciometria inclui três etapas: a timpanometria, a compliância e a medida dos reflexos acústicos. A imitanciometria vai identificar as alterações de orelha média e determinar o funcionamento do sistema tímpano-ossicular e o arco reflexo do VIII par craniano (vestíbulo-coclear, sensitivo) e do VII par craniano (facial, motor).

Este exame destina-se a avaliar o funcionamento do labirinto. O labirinto é uma estrutura da orelha interna relacionada ao equilíbrio estático e dinâmico do corpo humano. Os sintomas mais comuns gerados nas doenças do labirinto são as tonturas e vertigens, acompanhadas por vezes de outros sintomas neurovegetativos como náuseas, vômitos e sudorese. A vectoeletronistagmografia visa testar o funcionamento do labirinto, que pode ou não estar alterado, dependendo da doença em questão.

Preparo para o exame:

• Dois dias antes do exame suspender toda a medicação para tontras e sistema nervoso como calmantes antidepressivos,moderadores de apetite,etc.
  • Manter toda a medicação para coração,pressão arterial e diabetes.
  • Em caso de dor de cabeça usar Novalgina ou Tylenol.
  • Um dia antes do exame suspender bebidas alcoolicas,café,chocolate, chás,coca-cola,fumo,medicamento com AAS
  • No dia do exame jejum de 3 horas.
  • Lavar bem o rosto com sabonete e não usar maquiagem ou creme facial no dia do teste.
  • Não vir com lentes de contato e trazer óculos,caso use.

O teste de discriminação da fala utiliza o reconhecimento de palavras para avaliar a acompreensão da fala pelo paciente. Uma lista padronizada de palavras monossilabas é apresentada em porcentagem de palavras que são corretamente identificadas. Por exemplo, um paciente pode compreender a palavra pode compreender a palavra-teste que como me. Um escore >90% é considerado representativo de um reconhecimento normal de palavras e compreensão normal da fala.

Este teste é realizado para confirmar os achados do limiar de tom puro. Um conjunto específico de palavras dissilábicas é apresentado ao paciente em intensidades decrescentes. Estas são palavras compostas de duas sílabas que são pronunciadas com igual ênfase em cada sílaba, por exemplo: frágil, tédio, lápis . O SRT é a menor intensidade na qual o paciente identifica corretamente a palavra em 50% das apresentações. O SRT deve estar dentro de ±6dB da média de três frequências de tom puro.